Newsletter

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Ratos de animação - Mickey Mouse

Já parou pra pensar quantas animações infantis são protagonizadas ou estreladas por ratos? Só para citar alguns ratos famosos, temos o Pink e o Cérebro, Stuart Little, Jerry (de Tom e Jerry), Ligeirinho, Geninha (Tico e Teco e os Defensores da Lei), Rémy (Ratatouille), Bernardo e Bianca e vou deixar uma menção honrosa aos camundongos Emily e Alexander (Os Camundongos Aventureiros).


No post de hoje vou falar do rato mais famoso do mundo: Mickey Mouse. Não entrarei no mérito de nenhum filme especifico, como fiz no post anterior, mas trarei algumas pequenas curiosidades sobre um dos personagens fictícios mais marcantes da historia da animação.


Mickey Mouse foi criado por Walt Disney em 1928, com ajuda do desenhista Ub Iwerks, através do curta animado Plane Crazy. Antes que o trabalho fosse finalizado, o som irrompeu no cinema, e a energia voltou-se a criação de Steamboat Willie, o primeiro desenho animado sonoro e a primeira aparição de Mickey Mouse.

Por não ter gostado de nenhuma voz apresentada pelos dubladores para o ratinho, o próprio Walt Disney o dublou, e o fez por 18 anos, de 1928 a 1946. O primeiro nome dado a ele ao rato foi Mortimer - sinistro né? - mas sua esposa, Lillian Bounds, o convenceu a mudar para Mickey. Mortimer acabou virando o nome de um dos antagonistas, o ex-namorado de Minnie Mouse.


Vale lembrar que a namorada do Mickey, Minnie Mouse, surgiu junto a ele, desde os primeiros desenhos, Plane Crazy, Steamboat Willie e The Barn Dance. Ah, e o verdadeiro nome dela é Minerva Mouse.

Mickey Mouse virou quadrinhos apenas em 1930, começando por tiras de jornal, e teve a sua primeira revista própria lancada em 1931. Mas vale lembrar que o formato padrão de gibi como vemos hoje só foi alcançado em 1949.

Mickey também tem uma irmã, Amelia Fieldmouse, e esta tem dois filhos, por sua vez, sobrinhos de Mickey.

.

Um dos principais filmes estrelados pelo roedor é, sem duvida, Fantasia, de 1940, terceiro filme da empresa, onde Mickey aparece como aprendiz de feiticeiro. Atualmente este filme não é mais considerado um filme "livre para todos os públicos", muito pelo contrario, por alguns é até mesmo considerado sombrio pela presença de elementos como violência, nudez e morte. Há um pouco de exagero moralista nessa afirmação, mas não da pra negar que o filme é realmente... ousado.

Curioso? Procurei muito sobre leis de direitos autorais antes de escrever esse paragrafo, mas não cheguei a nenhuma decisão conclusiva: Sei que o personagem Mickey Mouse ainda é propriedade intelectual da Disney, mas não sei se o filme Fantasia já pode ser considerado domínio publico ou não. De qualquer forma, direi que você pode encontrar o filme e assisti-lo gratuitamente no site cinemalivre.net, um site responsável por manter clássicos ao alcance do publico.


Outra curiosidade sobre o filme Fantasia é que ele foi lançado para reacender a chama inicial de Mickey Mouse, pois este começava a perder espaço para o Pato Donald. Por ultimo mas não menos importante: Mickey Mouse foi o primeiro personagem fictício a receber uma estrela na calcada da fama, alcançando tal honra em 1978.

Obrigado pela leitura, pessoal, mais uma vez, peço desculpas por fugir de nerdices mais atuais e entrar num tema mais nostálgico e amplo. No ultimo post dessa serie, para segunda-feira que vem, o tema sera um ratinho muito menos famoso que o gigante de hoje, mas de historia muito interessante.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário