Newsletter

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Resenha Ex-Machina


Fala, meus queridos, tudo bem?
Acho que este post pode ser um pouco antigo em relação a filmes, mas aqui vou eu!
Hoje vou falar para vocês do filme:


Enredo: Tudo começa com Caleb, um programador de uma empresa de web-busca, sendo convidado a participar de um experimento na casa isolada nas montanhas do CEO do seu trabalho. Nathan, o seu novo chefe direto, o apresenta a uma proposta diferente: uma máquina é capaz de expressar o mais semelhante possível coisas que só um humano conseguiria fazer? Mais especificamente: um robô poderia se passar por humano, mesmo sendo visivelmente um robô? Para isso, Caleb entraria em contato com uma humanoide chamada Ava, criada por Nathan, através de uma sala de vidro.
     No decorrer da trama, Ava vai convencendo Caleb e nós, como audiência, de que ela possui sonhos e de que Natham não é tão bonzinho quanto aparenta ser. Então propõe a seu companheiro que ambos fujam, tramando um plano de hack de sistema de energia, o que Caleb bem aceita. Em um dia em que o chefe está bebaço, o rapaz invade as câmeras de segurança e descobre que antes de Ava haviam outras humanoides que, tecnicamente, "nãod eram certo" e isso vai creditando ao lado da possibilidade de Nathan ser um mau-caráter. Cada dia vão concretizando pesquisas e ações para que tudo funcione, mesmo Nathan sabendo dos esquemas.
      E o que acontece com isso tudo? Bem, o plano funciona: Caleb e Ava criam um blecaute que, ao invés de trancar todas as portas, acaba as abrindo e os dois tentam fugir. A humanoide acaba traindo Caleb, deixando-o preso em uma das salas principais e ignora seus gritos por socorro. Com a morte de Nathan, Ava descobre que pode montar sozinha a pele sintética para se passar por humana e consegue sair da casa para se encaixar na sociedade. A última cena do filme é a concretização de seu "sonho": estar entre os humanos em uma via movimentada de pedestres.


   O filme, com roteiro e direção de Alex Garland, foi premiado com o Oscar em 2016 na categoria de melhores efeitos especiais e foi levado para a listagem de filmes de melhor roteiro original (fonte: Lista de ganhadores do Oscar 2016).





Elenco Principal:

Caleb Smith: Domhnall Gleeson
Nathan Bateman: Oscar Isaac

Opinião da Chorols (eu): No começo do filme é explicado muita coisa em termos científicos e tecnológicos, acabei me interessando bastante (até porque, quando eu era mais nova, super queria fazer engenharia mecatrônica para criar humanoides -- mais um sonho frustrado pra coleção). É explicado desde o princípio que Ava e um robô e fica muito explícito pela sua aparência, porém no desenrolar da história fui criando uma empatia imensa pela personagem e cheguei mesmo, assim como Caleb, a acreditar que ela poderia ser uma vítima de Nathan. Esta, porém, foi a minha queda. O final me surpreendeu de um jeito que fiquei sem palavras por muito tempo. Assisti o filme quando estava voltando da Irlanda para o Brasil, num vôo de pelo menos 12h. Claro que assisti outros filmes, mas cara, esse foi demais! O momento todo fui me imergindo na loucura e nas mentiras daquela humanoide enquanto observava Nathan passando de um cara legal para um total estúpido. Não só percebi a mudança em cada personagem, como fiquei frustrada a ter me mudado também. Acredito que seja um ótimo filme para assistir.

   Bem, galera, espero que tenham gostado! É um filme muito dahora!
Até a próxima!

Não deixe de acompanhar a Central Nerd no

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário