Newsletter

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Ratos de animação - Fievel

Desculpe, deveria ter publicado este post semana passada, mas tive alguns contratempos, e estou trazendo agora :P

Já parou pra pensar quantas animações infantis são protagonizadas ou estreladas por ratos? Só para citar alguns ratos famosos, temos o Pink e o Cérebro, Stuart Little, Jerry (de Tom e Jerry), Ligeirinho, Geninha (Tico e Teco e os Defensores da Lei), Rémy (Ratatouille), Bernardo e Bianca, Mickey Mouse e vou deixar uma menção honrosa aos camundongos Emily e Alexander (Os Camundongos Aventureiros).

Pois bem, o ratinho de hoje você talvez não conheça, mas garanto que iria gostar. Falo do pequeno Fievel, da animação chamada Um Conto Americano. 



Fievel é um jovem ratinho russo, nascido em Vladivostok, que mora com seu pai, mãe e irmã mais velha na cidade de Shostka, na Ucrânia. Devido as dificuldades financeiras que sua família enfrenta, o sonho deles era imigrar para os Estados Unidos da America. 

A historia se passa em 1885, quando as imigrações para os Estado Unidos aumentavam mesmo com as primeiras tentativas de criação de politicas imigratórias, e o pais ainda era uma "Terra Prometida", onde todos acreditavam que teriam uma chance de vida melhor e recomeço.

 Quando finalmente conseguem embarcar e seguem viajem para a América, Fievel acaba separado de sua família, ao cair do navio para o mar. Todos chegam em segurança, mas a família de Fievel segue viagem desconsolada, por acreditarem terem perdido o filho, e este segue em sua aventura para reencontrar seus entes queridos.

Dirigido por Don Bluth e produzido por ninguém menos que Steven Spielberg, o filme é considerado a animação "não-Disney" mais rentável até o momento. Lançada em 1986, foi a primeira animação de Spielberg, permitiu a ele fundar seu próprio estúdio de animação, Amblimation, que depois veio a ser chamado DreamWorks Animation.



 Ao todo, Fievel possui 4 filmes, mas vou falar apenas dos dois principais. O segundo filme estrelado pelo jovem ratinho é chamado de Fievel Vai para Oeste.

Lançado em 1991, o filme conta a historia da família de Fievel apos esta se estabelecer em Nova York. As condições não são tao boas quanto eles esperavam, e os tempos parecem ainda mais difíceis na nova terra. Mas uma nova promessa surge, com a migração no sentido oeste dos Estados Unidos.

Segue então a família de Fievel Mousekewits em sua aventura ao oeste selvagem, sem saber das incríveis reviravoltas que os aguardam. 



Parte importante da historia americana, a expansão para oeste foi incentivada pelo governo dos Estados Unidos, pois era vista como oportunidade de riqueza e progresso. Acontecendo principalmente entres os anos de 1860 e 1890, a empreitada trouxe avanços nos ramos da agricultura, comunicações e industrial, ao custo de muito esforço humano e recursos naturais. 

Gosto MUITO dos filmes de Fievel, pois são muito divertidos e culturalmente interessantes. Para os amantes de animação, talvez sejam peças novas para seu repertorio, mas já vou dizendo que estes filmes, apesar de dublados, são verdadeiras raridades. Lembro-me de assistir todos os três últimos filmes da serie antes de conseguir encontrar o primeiro. 

Ah, sim, e se você quiser ver a saga ate o fim, as sequencias são: Fievel: Um Tesouro em Nova York e Fievel: O mistério do Monstro da Noite.

Espero que gostem deste jovem ratinho tanto quanto eu, pessoal. Encerro aqui esta curta serie de Ratos de Animação, pelo menos por enquanto. Obrigado pela leitura!

Não deixe de acompanhar a Central Nerd no

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Cara, lembro de ter assistido Um Conto Americano quando tinha uns 8 anos e na época foi apenas mais um filme, depois de adulto consegui assistir novamente e realmente é fenomenal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai que me apresentou o filme, ele teve a honra de assistir no cinema! Adoro animação, e esse eh um verdadeiro clássico. Obrigado por comentar!

      Excluir