Newsletter

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Dica de Leitura: O Dia do Coringa ♥♦♣♠


Quem nunca teve um baralho e pensou: Poxa, por que existem duas cartas do coringa?
Bem, neste post de hoje vos direi.
Ineditamente vos apresento:

(do mesmo criador de O Mundo de Sofia)

Enredo: Para quem gostou do filme A Origem (Inception em inglês), então vai gostar deste livro.
A história se baseia em uma família de três pessoas: o pai, a mãe e o filho. A mãe, Anita, se mudou para longe porque estava em busca de saber do próprio ser, de seus sonhos, abandonando assim, sua família. Então Hans-Thomas, um garoto norueguês de 12 anos, e seu pai seguem de carro procurando em todos os países a amada mãe e esposa. No meio do caminho, entram em uma vila e Hans consegue, dentro de um bolinho, um livro bem pequeno. Então outra história começa.

O Livrinho: basicamente conta a história de um naufrágio e um sobrevivente encontra uma ilha. Seus únicos amigos são as cartas de um baralho. E o que poderia fazer com o baralho após cansar de todos os jogos? Sim, criar tribos para os naipes e começar a conversar com eles. Logo, após um tempo, os personagens ganham vida.

Questões Interessantes:

1) O livro traz muitas questões filosóficas sobre a vida (o que é de se esperar do Jostein Gaarder);
2) Cada capítulo é expresso pelos Naipes e os subcapítulos são suas cartas. Sendo assim, existem 4 capítulos com 13 subcapítulos cada (sem contar que o Coringa também entra no esquema, portanto, 5 capítulos);
3) Algo que talvez possa interessar ao leitor, são os enigmas propostos, uma vez que o livro é cheio de frases que podem até não fazer sentido no início, mas mais tarde se torna entendível.
4) Os itens principais da obra, posso dizer, seriam as cartas, a bebida púrpura, os guizos e os peixinhos dourados!
5) Hans e seu pai procuram sinais de onde sua mãe possa estar através de enigmas, como por exemplo: Atena ao contrário fica Aneta, que por acaso é uma das pronúncias do nome Anita, a podero-... A mãe da criança.
6) O pai de Hans tem o estranho hábito de comprar baralhos, mas ficar apenas com o Joker. O resto ele entrega a Hans para que este possa ficar jogando Paciência no carro.

Atenção a esta última:

7) Mais legal de todas: faz ligação entre os dias do ano e as cartas do baralho, sendo cada estação representada por um naipe, cada semana (das 52 semanas do ano) representada por uma carta e este ano será especial! Teremos um dia a mais em Fevereiro e sabe o que isso significa? O dia 29 de Fevereiro será...
O Dia do Curinga


Existem várias versões, como se pode ver, da capa do livro, uma com a arte mais diversificada que a outra.

Mas eu te pergunto:
O que é o Dia do Curinga?
O dia do curinga ocorre nos anos bissextos, no dia 29 de Fevereiro e é o dia em que ocorre grande festa para se embebedar da bebida púrpura, preparada, até então, para a ocasião. Além disso, existe também o costume de, durante o tempo em que não é o dia do Curinga, as cartas determinarem uma frase qualquer para dizer no dia da festa. Como por exemplo:
"Peixinho não conta história, pãozinho sim"
E então descobre-se uma variedade de coisas do passado e do futuro.
Coisas surpreendentes.

Anyways...
Acredito que irão gostar bastante do livro.
Aqui em baixo vocês podem ler em pdf:

E se estiver alguma coisa errada (no meu post), let me know, porque faz uns anos que eu li este livro e particularmente é um dos meus favoritos!

Por  hoje é só!
Boa leitura e até mais!

Ah, e não deixe de acompanhar a Central Nerd no

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário