Newsletter

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Tutorial - Como desenhar mãos

Olá todos! Alan aqui de volta para mais um tutorial: Como desenhar mãos!





Muitas pessoas reclamam como as mãos são difíceis de desenhar. Não é difícil entender o porque: num esboço padrão de mangá, uma unica mão tem quase tantas articulações quanto todo o resto do corpo, e geralmente você tem que encaixar todos esses detalhes num espaço minusculo!

Neste exemplo super malfeito simplificado, você pode observar as articulações em vermelho e as partes solidas em azul. O esboço do meio é como eu considero o corpo na hora de desenhar, com o abdômen sendo uma grande articulação. 

Uma das coisas que vai te ajudar a desenhar é aprender como a mão funciona. Observe o desenho abaixo: é o esqueleto uma mão, onde vou destacar e dividir as partes importantes.


No esqueleto colorido, o circulo bege é o pulso, enquanto que as pontas verdes são chamadas falanges distais, os detalhes azuis são as falanges próximas e os ossos roxos são os ossos do metacarpo. Observe que o dedão não tem os segmentos pretos, que são as falanges medias, por isso ele é mais curto que os outros. Em compensação, o primeiro metacarpo, ligado ao dedão, é o único a se mover independente dos outros, permitindo ao dedão movimentos opostos aos outros dedos.

Você não precisa decorar nenhum desses nomes estranhos para saber desenhar mãos. Só estou "dando nome aos bois" para facilitar a explicação. Durante o esboço, você também não vai desenhar o esqueleto: pense nos dedos, ou melhor cada falange, como um pequeno cilindro; os metacarpos como uma caixa solida, e o mais complicado, o metacarpo do dedão, eu sempre represento nessa forma de "coxinha".

Os metacarpos, nessa caixa quadrada solida, só se movimentam em relação ao pulso e quando fechamos a mão sobre algo redondo por exemplo, numa pequena envergadura.


Abaixo, alguns exemplos de mão nas posições mais chatas que eu consegui imaginar, seguidas de diferentes representações gráficas:


Aqui vemos os ossos dentro da pele. O indicador e o polegar estão mais
 claros que o resto, e os demais escurecem ate chegar ao dedo minimo.
Observe como o dedão se move para o sentido oposto.


Aqui segui o mesmo padrão de cores do esqueleto, destacando cada falange.
A linha pontilhada é como um raio-x do que tem por trás da forma solida.


Por ultimo, uma visualização mais limpa, focada na geometria e nas articulações.

Depois de toda essa explicação, o melhor é treinar. Já desenhei centenas de mãos simplesmente por treino, pois gosto de desenha-las. As mãos são expressivas e detalhes importantes do desenho. Algumas dicas que tenho a seguir:

Observe as mãos durante o dia a dia, suas mãos e alheias também. Como elas se comportam, interagem com o ambiente e expressam sentimentos. Observe e tente desenhar diferentes tipos de mãos: magras, gordas, ossudas, dedos curtos, longos, enrugadas, calejadas.

Lembre-se que você é sua melhor referencia: olhe para sua mão quando estiver na duvida. Mas não se limite apenas a desenhar mãos esquerdas, se você é destro, ou vice versa.

Para motivar o esforço, quando for desenhar faça as mãos serem parte importante de desenho, mesmo quando elas se tratam apenas de um pequeno detalhe.

E isso é tudo por hoje, pessoal! Espero ter ajudado pelo menos um pouco. Qualquer sugestão de tutorial, basta comentar, e eu estarei atendendo se entender do assunto. Até a próxima!

(Esse tutorial, incluindo as ilustrações, são de minha autoria, e conteúdo exclusivo da Central Nerd. Por gentileza, não copie ou reposte)

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. mto bom e preciso, adorei o blog, agr vou treinar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz que gostou amigo =D se tiver alguma sugetao de tutorial, pode pedir e eu ajudarei como puder!

      Excluir