Newsletter

sábado, 28 de novembro de 2015

Harvest Moon - Super Nintendo - Introdução: Casamento e Mapas



Olá galera! Como estão?
Bem, como puderam ver, o tópico de hoje será sobre o jogo Harvest Moon do console Super Nintendo!



Enredo: Você é um rapaz que fez um acordo com seu pai. O acordo era sobre cuidar de uma fazenda por três anos para mostrar sua capacidade. Dentre as coisas que deve fazer, incluem: cultivar plantações, cuidar de animais, vender itens encontrados na montanha, aumentar sua casa, pescar, entre outros. Também é possível arranjar um casamento com as personagens femininas e ter filhos. Dentro de três anos o seu pai voltará para ver como você está e que fim deu a fazenda.
(Detalhe: o jogo é para SuperNintendo, mas poderá ser executado no emulador ZSnes sem problema algum e possui apenas 2 slots para save game).


Controles poderão ser modificados no emulador.

Personagens femininas: 
Ann: Inventora. Trabalha com o pai em uma loja de ferramentas. Possui os cabelos ruivos e gosta de bolos e flores. Costuma ficar andando por perto da General Store, quando não, encontra-se dentro do estabelecimento;
Ellen: Cuida de animais. Logo no primeiro dia em que você se muda para a fazenda, você encontra um cachorro com Ellen e ela o dá a você. Possui os cabelos curtos e castanhos. Trabalha com o avô na loja de animais e seus pais são donos do restaurante da cidade. Gosta de flores e produtos provindos da fazenda;
Eve: Trabalha no bar. Seu avô é um caçador das montanhas, por isso, por várias vezes, é possível vê-la banhando-se na fonte de águas termais da parte nordeste da montanha. Gosta de bolo e flores. Possui os cabelos louros e veste um vestido vermelho;
Maria: A filha do prefeito. Costuma ajudar o padre nas missas, tocando o piano (porque "Órgão" fica meio complicado escrever) aos domingos e varrer a calçada em frente à entrada durante os demais dias. Possui os cabelos azuis escuros e gosta de flores. (Se por acaso a escolher para casar, quando ela te perguntar se você acredita em Deus, concorde e ela ficará mais feliz);
Nina: Florista. Filha de Lila, a dona da Floricultura. Mais do que ninguém, gosta de todas as flores, mas não de ervas. Durante a noite em certos dias, é possível encontrá-la na caverna da montanha. Possui os cabelos rosas claros e está, na maioria dos dias, em frente à floricultura.
(Para descobrir o quanto uma garota gosta de você, deverá ler o diário dela - mas não se alarme! - o diário apenas mostra ♥ corações! E quanto mais coração você tiver, mais ela gosta de você)




Mas como casar?
Você já ouviu falar de Blue Feather? É equivalente ao anel de noivado. Assim que você tiver corações suficientes, em um Domingo Ensolarado você poderá ver logo na entrada da cidade um homem a vender justamente a pena azul que servirá para seu pedido de casamento. Entretanto (sempre tem que ter um porém, neste caso, vários), para que você possa a pedir em casamento, serão necessários alguns requisitos:
1. Expandir sua casa pelo menos até a segunda expansão;
2. Ter mais de 5 corações com a personagem;
3. Atender aos requisitos dela (pedir em casamento em um sábado ensolarado, por exemplo)
Feito isso, o casamento estará feito!

O legal do jogo é que é possível desbloquear 3 finais diferentes!
1. Quando você se casa, mas não tem filhos;
2. Quando você se casa e tem filhos (1-2);
3. Quando você não se casa.
 (Confesso que nunca desbloqueei o 1 e o 3, porque eu sempre me casava e sempre tinha filhos)

Mapas
A princípio esta será sua moradia, sua fazenda. Uma legendinha básica:
1. Canteiro de Flores: durante o jogo é possível encontrar Powerberries e a cada uma que você encontra, uma nova flor nasce no canteiro. O máximo de flores é 10.
2. Sua Casa: é o único local em que você pode salvar o jogo. Os principais objetos dispostos são: uma mesa onde você toma o café da manhã; uma cama, pois se passa o dia e renova sua energia quando você dorme; uma televisão para que você possa saber o BroadCast, como será o clima do dia seguinte. Inclusive, a televisão mostra quando no dia seguinte haverá algum evento especial na cidade, como a Páscoa e etc.
3. Armazém de madeira: toda vez que você corta um tronco, o material vai parar lá. O máximo que se pode ter é 999. O material é usado para a expansão de sua casa e cada expansão exige um número determinado de material. A madeira também pode ser usada para expandir o limite de sua fazenda através de cerquinhas. Atenção: a cerca pode se quebrar de um dia para o outro por causa dos ditos "cachorros do mato" que invadem sua fazenda (por isso é bom manter suas galinhas sempre para dentro do lugar destinado a elas.
4. Estábulo: sim, há a possibilidade de ter um cavalo! O legal é que dentro de pouco tempo você pode montá-lo e colocar suas mercadorias nele para vendê-las no ShippingBin, mas o chato é que ele aparece apenas em Winter, o último mês do ano. O item necessário para montar no cavalo pode ser comprado na General Store.
5. Barn: um lugar específico para suas vacas. O número máximo é de 12 animais (6 de cada lado). É possível adquirir uma vaca na loja de animais na cidade, porém dois requisitos são necessários para a compra: ter dinheiro suficiente e pelo menos um canteiro com grama (porque vacas precisam comer). As vacas que foram alimentadas, darão leite no dia seguinte. O material utilizado para a retirada do leite pode ser comprado na General Store da cidade.
6. Armazém de comida: obviamente pra as vacas e galinhas. Detalhe: cavalos não precisam comer e tampouco o cachorro.
7. Chicken Coop: local destinado ás galinhas. O máximo de galinhas que se pode ter é 12. A cada dia as galinhas que foram alimentadas no dia anterior darão um ovo!
8. Entrada para a fazenda: trata-se do caminho que pode te lavar à montanha ou à cidade. Também se encontra o ShippingBin, uma caixa onde será possível vender itens de sua fazenda ou os itens que você encontra na montanha. O rapaz responsável por te dar o dinheiro passará assim que a noite chegar.
9. Armazém de Ferramentas: suas ferramentas serão guardadas lá, tanto as que você terá no começo do jogo como as que adquirir ou por meio de missões ou por meio de compra. Sementes, BlueFeather, ferramentas de ouro, todas armazenadas no mesmo lugar. Você pode equipar apenas 2 ferramentas de cada vez, para trocar entre uma e outra equipada deve apertar o botão referente ao L e para utilizar seria o R.
A montanha. Quando você sai de sua fazenda, é o caminho para o norte.
1. Fonte da Harvest Goddess: uma vez que algum terremoto destruir a pedra que impede sua passagem, encontrar o lugar não é difícil. Uma vez que for lá, deverá bater com seu machado na água e a Harvest Goddess aparecerá.
2. Caverna: dentro da caverna há um longo corredor que te guiará a 3 ervas. Em determinados momentos do jogo, eventos podem acontecer, como por exemplo: encontrar Nina a passear entre as pedras.
3. Lar da Construção: é onde os construtores de casa moram. Para expandir sua casa, deve encontrá-los em horário comercial, ter os materiais e o dinheiro necessários. A construção demorará por volta de 3 dias para ser completa.
4. Senhor da Pesca: é possível pescar apenas conversando com o pescador. Por questão de horário, a pesca só pode ser executada 2x ao dia.
5. Hot Spring: o que seria de um jogo japonês se não tivesse a famosa fonte de águas termais? Pois é, este jogo tem! Em certos dias é possível encontrar Eve se banhando - feche os olhos!

A cidade, seguindo o caminho a oeste de sua fazenda.
1. Casa do Prefeito: não há muito o que ver dentro da casa do prefeito, porém é o local onde está o diário de Maria.
2. Igreja: alguns eventos ocorrem na igreja, além do casamento. Durante os domingos, é possível encontrar parte da cidade presenciando a missa, onde Maria toca o piano.
3. Floricultura: local onde se pode comprar sementes e flores. O diário de Nina se encontra no quarto dos fundos.
4. Feirinha Dominical: somente aos domingos ensolarados um senhor aparece para vender itens inusitados. Dentre eles: a semente de inverno (que poderá ser plantada no topo da montanha apenas e em um dia de inverno) e a BlueFeather para se propor alguém em casamento.
5. Casa da Cartomante: A cartomante é uma senhora que poderá te ajudar nos demais do jogo. Desde fortuna até amor, ela é quem pode te dizer mais sobre pequenas coisas que sucumbem no coração humano.
6. O bar: abre apenas pela noite. Eve é trabalhadora de lá e seu diário encontra-se no quarto dos fundos.
  Uma questão engraçada sobre a noite é que o tempo para, então você pode sair quantas vezes quiser para ir à montanha e pegar flores para Eve que nunca vai amanhecer.
7. Restaurante: é possível comprar um bolo lá para poder dar às garotas. É onde o diário de Ellen se encontra.
8. General Store: cheio de invenções feitas por Ann e seu pai podem ser encontrados lá. O diário de Ann está no quarto dos fundos também.
9. Loja de Animais: loja onde é possível comprar desde comida para animais até poções para inseminação artificial. Os animais também podem ser negociados, tanto para compra quanto para venda.


Sorry for the long post!
Espero que tenham gostado! Alguns segredos estarei disponibilizando dentro de pouco tempo! Caso se interessem, o jogo é bem rapidinho e não pesa muito para fazer download.

Enjoy it! Tchaus!



Comente com o Facebook:

3 comentários: