Newsletter

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

3 animes cyberpunks para revirar sua mente: Ghost In The Shell

Olá de novo, pessoal! Aqui quem fala é o Alan, e vou trazer para vocês, numa base semanal, meus três animes cyberpunks favoritos! São todos animes influenciados por temas filosóficos, como consciência, ética, a realidade como a conhecemos e até mesmo sobre a existência de algo maior que nós. Então, se você gosta de animes que te fazem pensar, essa lista é pra você!

Veja as partes anteriores: Serial Experiments Lain, Ergo Proxy

O terceiro e último anime desta curta serie semanal é Ghost In The Shell, um anime sobre a influência da tecnologia na vida humana. As ideias centrais de Ghost In The Shell inspiraram Matrix! Comparado ao dois anteriores que eu citei, GITS tem muito mais ação, mas também se trata de uma serie bem mais longa.

A história gira em torno de Motoko Kusanagi, apelidada de Major, a líder tática de uma pequena equipe de operações especiais chamada seção 9, comandada por Daisuke Aramaki, um homem sábio e treinado no jogo de poderes que é a política, estando sempre tirando sua equipe de enrascadas.

Motoko Kusanagi (Major)

Motoko É uma cyborg completa, ou seja, apenas o seu é cérebro humano o que lhe da força e velocidade impressionantes. Nesta realidade, a “ciberizarão”, ou seja, o implante de órgãos e membros robóticos, e a conexão mental com a internet faz parte do dia-a-dia, e vem como uma herança da quarta guerra mundial.

Para poder então diferenciarmos maquinas de humanos, o termo “Ghost” foi cunhado. O Ghost é a consciência própria, ou seja um dom puramente humano, que nem mesmo maquinas com inteligência artificial tem.

Esses são os Tachikomas, tanques de ação dotados de inteligencia artificial. Eles me dão calafrios

O anime conta com 3 filmes: o original, Ghost in The Shell, lançado em 1995, a remasterizarão do mesmo, chamado Ghost in The Shell 2.0, lançado em 2008, e um especial chamado Ghost In The Shell: Innocence, focado em Batou e Togusa, membros da Seção 9. Além dos filmes, a série animada tem duas temporadas de 26 episódios cada: Ghost In The Shell: Stand Alone Complex e Ghost In The Shell: Stand Alone Complex 2nd GIG. Por último um OVA, Ghost In The Shell: Stand Alone Complex - Solid State Society.

A melhor ordem para assisti-los é:

Ghost in The Shell ou Ghost in The Shell 2.0 (filme)
Ghost In The Shell: Stand Alone Complex (serie animada)
Ghost In The Shell: Innocence (filme)
Ghost In The Shell: Stand Alone Complex 2nd GIG (serie animada)
Ghost In The Shell: Stand Alone Complex - Solid State Society (OVA)

E uma brevíssima sinopse de cada parte da serie: 

O primeiro filme vai explicar um pouco sobre a Major, e como ela se tornou uma das maiores hackers da história. Em um mundo onde os humanos são parcialmente maquinas, ou seja, podem ser hackeados, essa é uma habilidade muito importante. 


Já a primeira temporada, embora cada episódio seja praticamente independente, há uma trama maior por trás guiada pelo Homem Risonho: um hacker tão habilidoso que tudo que se sabe sobre ele é este apelido, baseado no fato de que ele esconde-se atrás de uma censura em forma de rosto sorridente.

Censura usada como "mascara" pelo Homem Risonho

No filme que se passa entre as duas temporadas do anime, Ghost In The Shell: Innocence, temos o foco em dois personagens da seção 9, Batou e Togusa, uma vez que a major esta desaparecida. De todos os filmes e series da franquia, esse é o mais filosófico, sendo os diálogos pontuados por frases de grandes pensadores. 

Na segunda temporada, a influencia da seção 9 começa a ser cortada por jogadas politicas, ao mesmo tempo que um grupo terrorista, autointitulado "O Onze Individual" começa a ganhar força. 
Observação pessoal: Essa temporada carrega, de longe, a melhor trama que eu já vi em um anime.

Por ultimo, mas não menos importante, o OVA: Dois anos apos a Major ter saído da Seção 9, a equipe enfrenta problemas ao investigar o desaparecimento de crianças e uma serie de casos de suicídio sem explicação. Qual sera a ligação entre estes dois casos tão distintos?

Além disso, há uma serie nova na franquia, chamada Ghost In The Shell: Arise, que inda não tive a chance de acompanhar. Assim que eu tiver essa oportunidade, estarei trazendo minha experiência para vocês.

Fico por aqui por hoje pessoal, com o anime que pra mim, em questão de ser inteligente e emocionante, praticamente se iguala ao Death Note. Espero que todos se divirtam assistindo, e até a próxima!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário