Newsletter

sábado, 26 de março de 2016

UnderTale: Sua Vez de Escolha


Fala galera, tudo beleza?
Hoje apresentarei um jogo que pode ou não ser de "terror" (por isso não coloquei o "Horror Mode: [On]")

Mas por que pode ou não ser de "terror"?
Bem, pequeno gafanhoto, porque é um jogo com a capacidade de escolha.
(Claro, não o mesmo esquema que Until Dawn ou Catherine, mas...).
Existem duas maneiras de se jogar UnderTale:
Pacifista ou Genocida

Não entendeu? Bem, talvez eu possa explicar por uma imagem:


Fight: modo normal de todos os jogos em que você se defende dos inimigos.
( Entretanto, faz parte do método genocida, em que você acaba ganhando EXP e LOVE, o que, para o jogo, não é uma coisa boa - e mais gold.)
Act: composto por frases e checagens sobre o inimigo, como: elogiar, consolar, etc.
(Não é ataque, porém pode-se ganhar a batalha na conversa! O que não te dá EXP ou LOVE)

(EXP: Execution Points - Pontos de Execução;
LOVE: Level Of ViolencE - Nível de Violência)

O botão de Item todo mundo sabe do que se trata.
 Já o mercy é para duas ações possíveis: quando o inimigo está com o nome amarelo, você pode SPARE eles, fazendo com que eles tenham misericórdia de você e fujam ou FLEE, que faz com que você fuja antes de lutar.

O divertido do jogo é que, quando você consegue algum dos três finais e começa um novo jogo, dois personagens saberão que você zerou o jogo antes e está recomeçando. Portanto, seus diálogo mudarão ao conversarem com você.

Enredo: UnderTale conta a história da guerra entre humanos e monstros na superfície. Com a derrota, os monstros foram banidos para o submundo e selados por sete magos para que nenhum retornasse ao mundo humano. Entretanto, um dia, uma criança acaba caindo no abismo da entrada do submundo e acorda sem jeito para voltar para casa (em um "tapete" de flores amarelas). Ao passar por uma porta, você se depara com uma florzinha amarela, Flowey, que te ensinará sobre EXP e LOVE, mas... De outro modo. Após esta conversa, Toriel, a guardiã das ruínas em que se encontra, te acolhe e te leva para um labirinto cheio de puzzles que ela te ensina a passar. Dentre os lugares por onde você passa, é possível fazer duas coisas com os inimigos: lutar ou conversar. A escolha é sua. Toriel então te leva até a casa dela e te mostra o quarto onde vai ficar. Tomando a decisão de sair das ruínas, Toriel ficará chateada e te pedirá para provar que sabe se virar sozinho. Então você entrará em um modo de batalha com ela e deverá decidir ou lutar ou conversar (mas talvez o SPARE seja um pouco mais efetivo). Conseguindo passar por ela, o humano caminha por uma floresta onde conhece Sans e Papyrus, os esqueletos designados para cuidar da criança humana dentro do submundo. Então a aventura começa.

Modo Pacifista: Neste modo é possível se tornar amigo de seus inimigos e todas as decisões feitas no jogo deverão ser de conversa ou de Spare. Tendo sempre misericórdia dos inimigos para desbloquear um final legal (na verdade, dois).
Modo Genocida: desde o começo do jogo os diálogos mudarão e todos os personagens que você derrotar em batalha morrerão e não voltarão para a história. Dois personagens serão os mais difíceis de se abater: Sans e Undyne, pois não serão derrotados com um único hit. Com esse modo, você desbloqueará um final em que se descobre qual o ser que chegou antes de você no submundo.
Além disso, ninguém acreditará que você é um humano, dirão que você é um ser sem alma.

Personagens:
Uma breve apresentação:

O humano, protagonista. Passa o jogo todo chamado do nome que você colocar, porém no final bom, é descoberto que seu nome é Frisk. O nome que você escolhe é, na verdade, o do primeiro humano que surgiu no submundo, que viveu com uma família e que morreu.

 Flowey, the Flower: o primeiro ser que o humano encontra no submundo. Explica o que é o LOVE e o EXP, porém de um modo diferente e mentiroso, fazendo com que o protagonista perca vida e quase morra. Possui uma história complexa e não tem a capacidade de sentir nada.

Toriel: a guardiã das ruínas. Ela é quem te salva de Flowey no primeiro instante. Não se sabe muito sobre ela a princípio, porém no decorrer da história pode-se aprender mais sobre sua vida. Conversa com Sans pela porta de saída da ruína, contando piadas sem graça e rindo das de Sans.
Seu nome foi pensado através da palavra Tutorial.

Papyrus e Sans: duas imagens icônicas do jogo. Papyrus possui uma personalidade de alta auto estima e com senso heróico, enquanto Sans se importa com piadas e comédias.
Papyrus sonha em ser um dos guardas reais e ser amado.
Sans conversa com Toriel pela porta das ruínas e possui muitos amigos. Além disso, muito misterioso e com poder de se teleportar estranhamente.

Undyne: a líder dos guardas reais. Treina Papyrus,mas em culinária, pois sabe que, apesar do potencial, ele ainda é muito inocente e bom para se tornar guarda. Aceita qualquer desafio e persegue o humano em todos os lugares de sua área. Uma dos bosses.
Amiga de Alphys e treinada por Argore, o rei.


Alphys e Mettaton: a dinossaura é a cientista real e criadora de Mettaton, o robô.
É uma otome com uma grande coleção de comics, mangás e action figures que acha no lixão. Também uma amante de animes e diz a todos que os animes são reais.
Mettaton foi criado para ser um entretainer ao submundo, tendo, assim, vários programas de televisão.

King Asgore Dreemurr: o rei que preza pela vida dos monstros. A lenda diz que comendo 7 almas de humanos pode-se tornar um deus. Este é o desejo de Asgore, para que possa libertar seu povo do submundo, trazê-los à superfície e acabar com a raça humana. Apesar de ter um coração bom para com as criaturas do submundo, não hesitaria em abater um humano. Aliás,já possui 6 almas.

Bem, o método de batalha é engraçado.
Para se defender, sua alma, em forma de coração, fica presa em um quadrado e o objetivo é desviar de quantos ataque conseguir para sobreviver. Alguns ataques mudam de cor, pedindo que outras medidas sejam tomadas para com eles:
Azuis: quando o ataque for azul, deve-se parar, pois ele só tirará vida caso você se movimente.
Laranja: se permanecer parado, levará dano, portanto a regra nesta cor é de se movimentar.
Verde: este ataque te concede cura, então... Gotta catch'em all!

Espero que tenham gostado do jogo. Vou deixa rum gameplay aqui para quem quiser saber mais dos métodos de batalha. 
3 finais são disponíveis no jogo, bora tentar pegar todos?
Ele está, no momento, por R$19,90 na Steam, mas, chegando as férias, esperemos os preços baixarem, certo?
(Ta meio difícil achar um bom gameplay em português, mas aqui vai)



Por hoje é só! Espero que curtam!
Não deixe de acompanhar a Central Nerd no

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário