Newsletter

sábado, 12 de novembro de 2016

Bully: Escolarship Version


Galera, vou falar aqui de um assunto sério: bullying.
Se você está sofrendo isso, seja fisicamente, psicologicamente ou digitalmente, reporte para um adulto.
Faça isso parar.

    Durante este meu post, vou comentar algumas coisas sobre o assunto, já que o jogo que vou apresentar se chama: 


    Para quem já conhece, Jimmy Hopkins já é quase da família.
    A ideia original foi lançada em 2006 nos Estados Unidos, dos mesmos criadores de Grand Theft Auto (G.T.A) - Rockstar Games, Vancouver - , para PlayStation 2. Naquela época o jogo era conhecido por "Canis Canem Edit", adquirindo o nome Bully em seu re-make lançado para Nintendo Wii, Xbox 360 e Pc, em 2008.

Enredo: O protagonista é Jimmy Hopkins, um garoto que foi deixado para estudar em Bullworth Academy (aparentemente para disciplinar seu lado maldoso, já que havia sido expulso de algumas escolas no passado). Sua mãe saíra para viajar com o novo namorado e não queria ficar com o filho problemático nas costas.
Com isso, a aventura começa com muitas ameaças e pedidos de ajuda. Obviamente o modo de fala do rapaz não é dos mais doces, mas é, com certeza, condizente com sua personalidade forte.
   Em toda o caminho cheio de missões, reputações são aumentadas e reduzidas, novos modos de conversação são desbloqueados e... Agora tem aula para ir.
    Claro que sempre tem um ou outro que nunca vai com a cara de Jimmy e/ou tenta passar a perna.
    Às vezes também é uma questão de "se não pode vencê-los, junte-se a eles".

   Diferente de GTA, Bully pode te obrigar a estudar e a usar o que você sabe para conseguir notas boas. Aliás, indo para as aulas você é recompensado com algo, como técnicas de luta e "armas" novas: estilingue, bombas fedorentas, bombinhas (estalinhos), etc.
    O que te incentiva a estudar e malhar o cérebro.





Não se preocupe, pois essas técnicas e "armas" podem ser usadas fora da classe, senão nem teria graça.

É sim possível ser um badboy com notas boas!
(Na vida também!)




Química te ensina a criar as bombas de fedor e coisas do gênero.



Este mini-game eu não tenho muita certeza do que faz, mas uma um conhecimento bom de vocabulário em inglês. 
Enquanto eu assistia os gameplays, tentava criar as palavras, mas eram muitas...








    Como se trata de um colégio, você possui seu próprio quarto (cujo save point é sua cama - e pode mudar de roupa também) dentro do dormitório masculino. Lá você conhece um rapaz chamado Gary, que possui planos bem... Violentos e poderosos para a escola e para a cidade.


   Como semelhança quanto a GTA, Bully possui várias missões, localizadas no mapa também e como NPCs (Non-playable characters) com setinhas azuis na cabeça.
   Além disso, muitas features são disponíveis no estilo do Grand Theft, mas mais leves por se tratar de um jogo escolar. Uma dessas features é poder beijar garotas (e roubar bicicletas).

(ou quase)

   Como toda escola americana, existem os grupos sociais separados na cantina. Gary os apresenta: preppies (os de família de prestígio), greasers (são como os badboys, com jaquetas de couro e cabelos com gel), nerds (nem preciso explicar, certo?), jocks (são os atletas bombados), bullies (os que do nada te batem no meio da rua) e townies (são os desistentes da escola ou que nunca a frequentaram).

   Você ganha reputação com os grupos de acordo com as missões que você cumpre. Professores também podem pedir que você faça favor a eles.
    Aparentemente você é o único trouxa que pode cumprir qualquer coisa na cidade.

   Caso você seja pego fazendo algo errado, alguns guardas da escola vão te perseguir para te levar à diretoria.
Na cidade, são os policiais mesmo.
Mas tem duas coisas a se fazer além de correr dessas pessoas: pisar no pé para se soltar do ataque ou se esconder.



Vocês já devem estar cansados de ler até aqui, mas espera só mais um pouquinho...

    De acordo com suas atitutes e seus pontos de reputação com os grupos, o modo como as pessoas te tratam pode mudar. Entretanto, é só dar um tapinha na cara delas que tudo melhora, agfinal... O que seria da vida sem Jimmy Hopkins ser ele mesmo?
Tem até direito a boss fight.


    Lembrando que tudo isso é um jogo, não significa que você pode sair batendo em todo mundo, roubando bicicletas e ir estudar (brincadeira, é bom estudar, mesmo sendo chato). Se algo desse gênero estiver acontecendo com você (isso de bullying, de zuação pesada que te deixa para baixo), contate algum adulto, algum amigo de confiança, seus pais. Não tenha vergonha se eles forem tomar alguma atitude. É melhor você se livrar disso do que acabar morrendo por idiotice dos outros.

Bem, espero que tenham gostado.
O jogo está disponível para compra na Steam por R$39,99 (calma que logo tem as promoções de fim de ano), mas com certeza alguém colocou torrent por aí. Então são vocês quem decidem!

Ah, algumas diferenças de gráficos:


Bem enquanto não temos gameplays desse jogo no canal, aqui vai um vídeo para vocês assistirem.


Não deixe de acompanhar a Central Nerd no

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário