Fala, meus queridos, tudo bem?
Hoje, só a título de curiosidade e um pouco de cultura, quero apresentar a vocês alguns pokémons miméticos da primeira à sexta geração (Red - X&Y):
Primeiramente, vou explicar esse tal "mimetismo" que vou tratar como tema hoje: é a capacidade de um ser de se adaptar ao ambiente ou a um ser de outra espécie com fins de sobrevivência (seja para reprodução, ataque ou defesa), camuflagem também é considerada um tipo de mimetismo. Trago dois exemplos (um deles pode ser meio chocante) de animais reais que possuem essa característica: o camaleão (até aqui nenhuma surpresa) e o polvo (sim, ele possui capacidade de se camuflar na areia do fundo do mar, ou algas e afins: https://www.youtube.com/watch?v=xT_1ahtSFnU)
Tendo esse conceito em mente, bora pensar em alguns pokémons?
Listinha bonita de Pokémons
1) Ditto: tudo bem, o mais clássico de todos não pode faltar, certo? Mas será que se pode considerar um pokémon mimético? Ao meu ver, sim, pois sua habilidade Transform o capacita a se transformar em qualquer pokémon, até mesmo os outros que vou mostrar mais pra frente.
2) Mr. Mime: coloquei na lista porque, né, seu nome tem tudo a ver com o tema. Apesar de ser um pokémon psíquico, Mr. Mime é baseado nos típicos mímicos do cinema francês, com suas paredes invisíveis e afins. Neste caso, o mimetismo é voltado para o ser humano mesmo e para entreter as pessoas.
3)Bellsprout: como vou mostrar, muitos pokémons tipo grama podem ser considerados miméticos por sua semelhança com plantas do meio ambiente. Bellsprout é um deles.
4) Sudowoodo: para continuar o exemplo de mimetismo na natureza, nada mais justo que um pokémon que parece uma árvore, certo? Inclusive, sua primeira aparição no jogo (geração Silver/Gold/Crystal) é justamente como uma árvore no meio do caminho em que você precisa aguar um pouco (como é tipo pedra, fica meio complicado usar água) para poder prosseguir no jogo. Sua pré-evolução, Bonsly, possui um ataque chamado Mimic, que copia algum dos ataques do inimigo, por isso foi incluso também na lista.
5) Snover e Trevenant: da geração Black & White e X &Y, os dois pokémons seguem o mesmo princípio do Sudowoodo, podendo ser confundidos com árvores, sendo o primeiro um pinheiro e o segundo como uma árvore daquelas florestas amaldiçoadas.
6) Roselia e Flabebé: estes dois pokémons se camuflam/mimetizam às flores e matos ao seu redor. Por uma questão estética mesmo, uma vez que podem ser encontrados em jardins bem cuidados. As evoluções também seguem este princípio: Budew > Roselia > Roserade, por exemplo, podem mimetizar ao ambiente desde a "semente" (Budew) até o buquê em si (Roserade).
[
7) Foongus: este é um caso mais engraçadinho. Para quem joga Pokémon, não é raro encontrar itens no chão em forma de pokébolas, certo? Pois este bonitinho se parece realmente com uma pokébola quando visto de cima. Imagino que quando existir VR de Pokémon, ele possa ser encontrado assim como Electrodes, ao invés de itens.
8) Voltorb/Electrode: não é de hoje que nos confundimos nos jogos de Pokémon o item e o Voltorb/Electrode. E, claro, sempre nos confundiremos, pois os sprites foram feitos para isso mesmo. O caso dele é para ataque, se posso assim dizer, pois espera que sua "presa" (vulgo, nós, jogadores) chegue perto e aperte o "A" achando que é um item para poder nos atacar.
9) Geodude: pelamordeDeus, quem nunca pensou que esse cara pudesse ser uma pedra? Pois ele é! E as únicas coisas que podem dizer que ele não faz parte de um ambiente são olhos e braços. Interessante modo de se esconder nas cavernas, não?
10) Kecleon: o pokémon camaleão. Sua habilidade é a de mudar o seu tipo. Naturalmente é tipo Normal, mas quando atacado por um move de outro tipo, acaba mimetizando essa escolha. Em melhores palavras: quando se ataca com um tipo água, ele se torna tipo água; quando se ataca com tipo fighting, ele se torna tipo fighting e por aí vai!
11) Vivillon: da geração X & Y, Vivillon é a evolução de Scatterbug, o primeiro pokémon inseto da pokédex da região. Suas asas variam de acordo com o lugar em que você o evoluiu, puro Darwinismo, se assim pode-se dizer: se evoluiu em uma área de neve, suas asas serão brancas, se evoluiu em uma floresta, suas asas serão verdes. São, no total, 30 padrões de asas, sempre variantes de acordo com o local de evolução.
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
Mimikyu: este é uma gracinha e faz parte do novo Pokémon Sun & Moon, sendo a única exceção que eu coloco aqui na lista. Coloquei porque ele é fofo e merece atenção! Sua tentativa de ser como o Pikachu o fez criar a manta que veste, pode-se dizer que certamente é um caso de mimetismo e, obviamente, seu nome já faz menção dessa característica.
Pensou em mais algum que não coloquei na lista?
Deixe um comentário ou envie uma msgn na nossa página do face!
Espero que tenham gostado! ♥
Não deixe de acompanhar a Central Nerd no
Nenhum comentário:
Postar um comentário